JORNAL REALIDADE

Prefeitura lista principais poluidores da capital

Trabalho envolve a catalogação e a mitigação da poluição por meio do Programa de Gestão de Emissões
Por: Isadora Picolo 22/08/2016 ás 09:45 - Atualizado em 22/08/2016 ás 09:44
Prefeitura lista principais poluidores da capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Empresa Brasileira de Serviços e Consultoria Ambiental (Embrasca), fará um inventário ambiental para identificar as principais fontes poluidoras da capital. O intuito é criar um plano de monitoramento para o controle de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e um estudo de viabilidade técnica e econômica para o aproveitamento dos gases emitidos pelo aterro sanitário para a produção de energia, diminuindo os níveis de poluição e promovendo melhorias na saúde pública.

Para iniciar a elaboração do inventário, foi realizada hoje, 18, uma capacitação com os técnicos da Amma envolvidos no trabalho, durante o 1º workshop do Programa de Gestão de Emissões de Goiânia, promovido pela Embrasca. O trabalho de catalogação será feito com orientação de órgãos nacionais e internacionais, como IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change), conforme compromisso assumido na última Conferência do clima (COP 21) que aconteceu em Paris, em dezembro de 2015.

O diretor da Embrasca, Ricardo Fernandes, ressalta a importancia da iniciativa. 'Por meio de projetos como este, que envolvem as questões climáticas mundiais, é que conseguiremos oferecer instrumentos de gestão e desenvolver técnicas voltadas para a saúde pública. Esse é o foco e o futuro de todos”, declara.

O professor Henrique Labaig, servidor da Amma e idealizador do projeto na capital, destaca que Goiânia está adiantada quanto às discussões sobre clima. “Somos a 3ª cidade do país a pensar nesse tipo de projeto. Muitos já se preocupam com a redução de gases poluentes. Isso é uma realidade no mundo e está se tornando algo palpável também para nós”, diz.

Labaig diz que é preciso discutir os problemas climáticos em nível municipal com o intuito de garantir um futuro melhor para todos. “Precisamos barrar os danos ambientais que os gases de efeito estufa estão causando, por isso a nossa preocupação em detalhar a realidade da nossa capital e mitigar os efeitos”, afirma.

Ascom da Prefeitura

MAIS NOTÍCIAS
VINHA FM NO INSTAGRAM
VINHA FM NO FACEBOOK