JORNAL REALIDADE

Vacina da dengue deve chegar às clinicas particulares no final de agosto

Ainda não há previsão de compra pelo SUS e, por enquanto, a vacina deve ser comprada apenas por hospitais e clínicas particulares
Por: Isadora Picolo 27/07/2016 ás 09:30 - Atualizado em 27/07/2016 ás 09:47
Vacina da dengue deve chegar às clinicas particulares no final de agosto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu o “preço fábrica” da vacina contra dengue. O valor vai variar de 132 reais a 138, dependendo do ICMS de cada estado. Esse valor é o que será pago ao fabricante pelas clínicas e distribuidores, já o preço pago pelo consumidor deve passar longe e sofrer acréscimo. A vacina chamada de Dengvaxia, é produzida pela empresa Sanofi-Pasteur . De acordo com o fabricante, a dose protege contra os 4 tipos do vírus da dengue e o nível de proteção pode chegar a 93% contra casos graves da doença.

Em Goiânia, algumas clínicas particulares estão no processo de aquisição da vacina. A expectativa é que chegue me torno de 20 dias. Na rede pública de saúde, não há previsão de quando as vacinas serão adquiridas. Em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou por meio de nota que está avaliando o custo-benefício e as comprovações de segurança do uso da Dengvaxia.

No entanto, o governador do Paraná, Beto Richa, se adiantou e será o primeiro estado a fazer uma campanha pública de vacinação contra dengue. A campanha deve atingir 500 mil pessoas, em 30 municípios do estado. A vacinação começa dia 13 de agosto. O governo do Paraná vai gastar R$ 50 milhões na aquisição das dose, o que Beto Richa chamou de investimento.

No Paraná, a faixa etária para vacinação vai variar de acordo com o município, sendo de 15 a 27 anos ou de 9 a 44 anos completos. A imunização deve ser aplicada em três doses com intervalo de seis meses entre elas.

Até junho deste ano, mais de 1 milhão e 300 mil pessoas tiveram dengue em todo o Brasil e 318 pessoas morreram em decorrência da doença.

Com informações da Rádio Agência Nacional

MAIS NOTÍCIAS
VINHA FM NO INSTAGRAM
VINHA FM NO FACEBOOK