JORNAL REALIDADE

Ministério do Turismo reduz de 51 para 49 municípios turísticos de Goiás

O redimensionamento dos municípios turísticos contribui para melhorar a capacidade do Ministério de atuar de forma coordenada com os estados.
Por: Isadora Picolo 12/07/2016 ás 15:00 - Atualizado em 12/07/2016 ás 15:24
Ministério do Turismo reduz de 51 para 49 municípios turísticos de Goiás

O mapa do turismo goiano mudou. De acordo com levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília, o estado de Goiás reduziu de 51 para 49 o número de municípios participantes de suas 10 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros (4); Estrada de Ferro (6); Águas e Cavernas do Cerrado (3); Águas Quentes (2); Ouro e Cristais (10), Negócios e Tradições (4); Lagos do Paranaíba (4); Pegadas no Cerrado (7); Vale da Serra da Mesa (4); e Vale do Araguaia (5).
Segundo o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o redimensionamento dos municípios turísticos contribui para melhorar a capacidade do Ministério de atuar de forma coordenada com os estados, regiões de visitação e cidades, para desenvolver e consolidar novo produtos e destinos. “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados”, disse ele.

Conforme o Ministério, para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todos os estados. Já a validação foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais. Ao todo, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Categorização

Os municípios turísticos de Goiás foram divididos em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. As cidades contempladas nas categorias A, B e C tem 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Na maioria das vezes são aquelas que fornecem mão-de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.


Mais informações em http://diariodegoias.com.br/cidades/27913-ministerio-do-turismo-reduz-de-51-para-49-municipios-turisticos-de-goias

MAIS NOTÍCIAS