JORNAL REALIDADE

Hemocentro itinerante vai á cidade do interior do Estado

Hemocentro abre agenda de coletas de sangue e medula
Por: Isadora Picolo 08/09/2016 ás 12:00 - Atualizado em 08/09/2016 ás 13:40
Hemocentro itinerante vai á cidade do interior do Estado

As cidades de Morrinhos, Porangatu, Jandaia, Pirenópolis, Mineiros e Goiânia terão coletas especiais do Hemocentro neste mês de setembro. E em Porangatu e Mineiros as ações serão destinadas ao cadastro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Para ser doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o Hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).

Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir-se quanto à doação.

O transplante é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue como leucemias, anemias graves e outras doenças. O procedimento consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

Coletas de sangue
As demais coletas de sangue servirão para repor os estoques do precioso líquido que salva vidas. Podem doar sangue pessoas com peso mínimo de 50 quilos, que tenham entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos havendo o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não deve ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não deve estar em jejum. O doador deve levar um documento oficial com foto.

Confira os locais de doação
Morrinhos – Avenida Genoveva Rezende Carneiro, Qd. 04, Lt. 03, Setor Aeroporto (Próximo à estátua do Cristo). Data: 10/09

Porangatu: Coleta de amostra de sangue para cadastro de doação de Médula Óssea Centro Cultural de Porangatu (em frente a Lagoa)Coletas: 09 e 10/09.

Jandaia: Praça Belmiro Vivaldo dos Santos – Setor Central (Em frente à Igreja.Matriz). Coleta: 16/09

Pirenópolis: Avenida Neco Mendonça, S/N, Centro (Em frente a câmara municipal, próximo a rodoviária. Coleta: 21 e 22/09

Mineiros: Coleta de amostra de sangue para cadatro de doação de Médula Óssea. Faculdade Morgana Potrich – FAMA. Coleta: 23 e 24/09

Goiânia: CRD/ Hospital dos Acidentados. Coleta: 30/09

Todas as coletas serão feitas das 8 às 16 horas.

MAIS NOTÍCIAS
VINHA FM NO INSTAGRAM
VINHA FM NO FACEBOOK