JORNAL REALIDADE

Aumenta turismo em Aparecida

valorização dos parques, praças, artesanato, realizações de festas culturais e gastronômicas vem refletindo bastante no cenário econômico, social e ambiental da cidade.
Por: Isadora Picolo 23/08/2016 ás 12:11 - Atualizado em 23/08/2016 ás 12:12
Aumenta turismo em Aparecida

O avanço do setor do turismo, nos últimos sete anos e meio, em Aparecida de Goiânia é notável. A valorização dos parques, praças, artesanato, realizações de festas culturais e gastronômicas vem refletindo bastante no cenário econômico, social e ambiental da cidade. A diretoria de Turismo, por meio da secretaria de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Turismo de Aparecida é responsável pelo desenvolvimento do polo turístico da cidade em parceria com outras entidades do segmento.

“Várias ações em prol do desenvolvimento do turismo na cidade têm sido realizadas. Lançamos a Feira de Artesanto e Culinária que atrai mais de 500 pessoas por noite em época normal e até 2 mil pessoas nas festas de final de ano; a programação cultural do Natal Mundo dos Sonhos que atrai cerca de 28 mil visitantes, além dos constantes festivais de gastronomia”, ressaltou o diretor de Turismo de Aparecida, Guido Marco Brem.

O diretor explicou que a participação da Prefeitura de Aparecida é fundamental, uma vez que esta é a responsável pela infraestrutura necessária para o desenvolvimento do plano turístico, além dos subsídios para que a população se envolva com a instalação de hotéis, restaurantes e comércios. “ O turismo deve ser bem planejado, desenvolvido em conjunto. Devemos ter consciência de que é essencial ter uma infraestrutura adequada para atender um maior número de visitantes e o prefeito Maguito Vilela é o maior incentivador deste processo.”

De acordo com Guido Marco, o Turismo pode ser uma alternativa promissora para o aumento de renda da população. “Com o avanço no turismo o emprego de mão-de-obra em geral aumenta, fazendo crescer a rentabilidade de famílias de menor poder aquisitivo. Depois da implantação e aperfeiçoamento do setor hoteleiro, haverá a geração de empregos e a movimentação do comércio devido aos produtos que os hotéis precisarão para atender aos hóspedes além do movimento decorrente dos turistas que circularão pela cidade em busca de presentes, lembranças, artesanatos entre outras curiosidades.”

Com esse avanço turístico, as vantagens refletem das variadas formas: “o setor gastronômico, como restaurantes e lanchonetes tem a oportunidade de expandir seus empreendimentos e traz a possibilidade da criação de novos estabelecimentos; a inauguração de novos entretenimentos, que são essenciais para preencher a estada do turista na cidade, beneficia também a população local; a concorrência que se estabelece entre as empresas é benéfica, pois o aumento da produção de bens e serviços estimula a competitividade, melhorando a qualidade dos serviços,” explica o diretor Guido.

A expectativa do diretor é que o Turismo em Aparecida avance ainda mais com os projetos futuros que têm sido planejado. “ Estamos muito animados com a inauguração do Anfiteatro que acontecerá até final do ano. Vamos ter a oportunidade de organizar eventos, seminários, festas e confraternizações. Com certeza, essa obra fará parte do cartão postal da cidade.” Ele também destacou as inaugurações nos próximos dias das praças Jardim Nova Era e Veiga Jardim, ambas financiadas pelo Ministério do Turismo. “Com tudo isso, o momento para o turismo é muito promissor,” acrescenta o diretor.


PARCERIAS - O Sebrae, em parceria com a prefeitura, tem buscado, em todas as suas ações de apoio ao turismo em Aparecida, a qualidade. “Nossa grande atuação é promover palestras, consultorias e treinamentos para capacitação dos investidores. Temos que apresentar aos turistas condições adequadas para recebê-lo bem, com conforto e praticidade,” afirmou o gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Eduardo Alcântara.

O gerente explicou que para o turismo se estabilizar, é necessário que a comunidade aceite que o turismo ocorra, e que o empreendedor envolvido esteja consciente de todos os cuidados quanto ao que diz respeito à preservação: “Fazer turismo é uma experiência de vida. E nada melhor que fazê-lo em ambiente saudável e preservado ecologicamente, e no qual há respeito pela diversidade humana e cultural. Tudo isso contribui para os benefícios econômicos, sociais e ambientais da cidade.” Ressaltou o gerente.

Com informações da Ascom da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

MAIS NOTÍCIAS
VINHA FM NO INSTAGRAM
VINHA FM NO FACEBOOK